Pular para o conteúdo principal

Ervas - saiba como usa-las melhor.

As Ervas dão um aroma e/ou sabor especiais aos pratos, mas são tantas que as vezes não sabemos como usa-las e onde usa-las, segue algumas dicas com que tipo de prato combinam.

1. Manjericão - Erva fina de odor marcante, o manjericão combina muito bem com tomate, berinjela, abobrinha, frango e vitela. Como o calor diminui seu aroma, fica melhor se adicionado no final da receita.

2. Louro - A folha de Louro é um dos componentes do "Bouquet Garni". O Louro combina com sopas, peixe em geral, carnes, frango e terrines.
Geralmente uma folha basta para aromatizar o prato.

3. Cebolinha -
Cortada em pequenas rodelas a cebolinha realça as saladas, os ovos e as omeletes, o queijo branco e os molhos. A cebolinha ajuda também na decoração de pratos.
A cebolinha faz parte das ervas finas junto com salsa e estragão

4. Coentro -
O coentro é uma das ervas mais usadas no nordeste brasileiro. Possui um perfume incomparável, refrescante e de sabor marcante. Combina muito bem com o peixe, frutos do mar, frango e legumes. Suas sementes são usadas para temperar marinadas.

5. Tomilho -
Muito apreciado nas cozinhas européias, o tomilho é um elemento importante do "Bouquet Garni". Seu perfume lembra a "Provence", região da França onde é muito encontrado. Combina muito bem com sopas, molhos de tomate, legumes em geral, carnes vermelhas e terrine.

6. Dill - Com o sabor voltado para o anis, ele combina muito bem com peixes em geral, omeletes, batatas, saladas verdes e creme de leite fresco. Suas sementes são usadas para temperar vinagres, marinadas e pepinos em conserva.

7. Erva Doce - As folhas da Erva Doce combinam muito bem com peixes grelhados ou cozidos em papelote. Este tempero fica delicioso servido com grande variedade de carnes como frango, vitela e outras. O seu aroma doce, como o anis, tempera muito bem saladas, molhos e o creme fresco.

8. Alho - O alho é utilizado em todo o mundo. Seu sabor combina muito com carne, peixes e legumes. O alho tem uma utilização muito ampla na culinária nacional.

9. Azedinha - Um tempero muito usado na Europa durante a primavera, pode ser consumida cozida ou crua. Seu sabor ácido da um toque todo especial nas saladas.

10. Raiz-Forte - A raiz-forte é sem dúvida uma erva picante, seu nome já o diz. Utilizada principalmente para realçar maioneses e molhos que acompanham carnes frias. Também é muito usada na culinária japonesa.

11. Manjerona -
Considerada indispensável na cozinha mediterrânea, a manjerona combina com carnes, tomates, batata e arroz. Muito parecida com o orégano, a manjerona tem um aroma mais fino do que o seu concorrente, associando-se mais facilmente a outras ervas.

12. Menta - A menta é muito usada na Europa para temperar o cordeiro, ervilha e batatas. Em outras regiões ela é usada em saladas, em sorbet, em chás ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como fazem na Grécia.

13. Orégano -
Indispensável no preparo de pizzas, o orégano é o companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da berinjela, da abobrinha e das massas. Também combina muito bem com carnes brancas, como a vitela e o peito de frango.

14. Salsa - Conhecida como salsinha, a salsa além de ser decorativa acrescenta cor e sabor aos omeletes, saladas, molhos, purês de batatas, patês e sopas. São encontradas duas variedades da salsa. A salsa crespa, mais decorativa e em forma de buquê, e, a mais comum, a lisa, que é mais aromática e suporta melhor o cozimento.

15. Alecrim -
É certamente uma das ervas mais perfumadas, seu aroma se associa muito bem com o cordeiro, o porco, o frango, a vitela e o fígado. Quando usado fresco, pode servir de decoração.

16. Sálvia - A Sálvia serve para perfumar as carnes, principalmente a carne de porco, o coelho e a vitela. Seu sabor, ligeiramente amargo, combina com legumes secos, queijos e lingüiças. Vai muito bem com carnes grelhadas e com molhos.

17. Estragão - Usado no preparo de molhos, pratos com ovos, frango, saladas e sopas. O estragão tem um gosto picante que ajuda a realçar alimentos sem sabor. Muito usado no preparo de vinagres de vinhos brancos.

:) Dany

Comentários

  1. Danyyy... Adorei saber sobre as ervas... aqui.... me fale sobre os temperos em geral...pois quando vou ao mercado fico querendo comprar vários temperos mas não sei onde usa-los...kkkkk... adoro comprar temperos... mas não sei usar... Bjokas... Mana maior estou com saudades!!! Flávinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Camarão Internacional (versão Coco Bambu)

Existem muitas variações do Camarão Internacional, e uma muito famosa e apreciada é a servida no Restaurante Coco Bambu - SP. Então porque não prepara-la em casa também?!  Segue a receita passada por eles com passo a passo do preparo, para você também poder deliciar-se. Divirta-se e qualquer duvida, escreva ai embaixo. Dany D. Mor Camarão Internacional Ingredientes: 500g Camarão limpo Limão a gosto para passar no camarão 300g Presunto picado 300g Mussarela picada Mussarela fatiada para cobrir 01 lata Ervilha 03 xic. Arroz cozido 400g Creme de leite 01 copo Requeijão 02 colh sopa Manteiga Batata Palha a gosto Sal e pimenta a gosto   Passo a Passo:

A melhor Broa de Milho - by Chef Bianor Dias

Broa de milho e um cafézinho não tem preço! E essa Broa então... é simplesmente incrível. Então se prepare porque essa receita é daquela que você faz e quando vê já esta sentado na mesa comendo a melhor Broa da sua vida.  Essa tarde foi mais que especial, visita do meu pai e irmão aqui em Campo Grande-MS. Meu irmão Bianor sempre teve um pé na cozinha, mas daquele jeito super divertido, e prático... que eu amo! E ele preparou essa receita, que de tão boa fizemos 2 versões. Fizemos de 02 maneiras - Uma usando milho em lata e a outra usando espigas de milho. (se você tiver facilidade de conseguir as espigas de milho, faça com elas, o sabor é muito superior.)  Ingredientes - Broa de milho - (Espigas de milho) 3 espigas de milho  3 ovos 150ml óleo 300ml de leite 90gr de açúcar 50gr parmesão ralado 300gr de Kimilho flocão 100gr coco ralado em flocos 1 tampinha de pó royal Opcional: Requeijão (coloque colheradas sobre a massa já no tabuleiro antes de assar) Ingredientes com espiga de milho

Sanduiche de Forno - Fácil e Delicioso!

Hoje publico uma receitinha muito fácil de ser elaborada. É deliciosa, e será um sucesso no seu café da manhã de sabado, café da tarde... A qualquer hora... Trata-se de um sanduíche-torta feito a base de pão de forma. Ingredientes: 1 pão de forma sem casca 2 ovos 1 xícara (chá) de leite 2 colheres (sopa) de margarina 50g de queijo parmesão ralado 1 tomate em rodelas bem fina 1 cebola em fatias bem finas 250g de queijo mussarela 250g de presunto ou apresuntado Sal, pimenta, orégano, azeite e vinagre para temperar Modo de Preparo: No liquidificador, bata os ovos, o leite, a margarina e o queijo parmesão ralado. Unte um refratário médio e cubra o fundo com as fatias de pão de forma. Coloque 1/3 da mistura, fatias de presunto e de queijo, fatias de tomate temperado com sal, pimenta, azeite e vinagre e fatias de cebola. Cubra com o restante do pão e por cima de tudo despeje o restante de mistura líquida. Polvilhe com parmesão ralado e oregano e leve ao forno pré-aquecido (