Pular para o conteúdo principal

Tipos de carnes

Quem nunca ficou em duvida, sobre que tipo de carne é melhor para ensopar, para assar, ou para fazer como bife? sempre recorremos as nossas mães, ou as amigas para nos ajudar a escolher a melhor carne.
Para você virar uma expert segue alguns cortes do boi e dicas.
(esta dividido em numeros e letras)


1 - Aba de filé - Peça de pouca utilização, pois é bastante rija e cheia de nervos. Normalmente, os açougues colocam-na à venda já moída.

2 - Capa de filé - De textura desigual, coberta por uma espessa camada de gordura e de carne identificada por uma grossa cartilagem que divide a peça. É indicada para pratos com molho, de cozimento mais longo, para ensopados e picadinhos.

3 - Ponta de agulha - É a carne que reveste as costelas do boi. Esses músculos são constantemente exigidos no trabalho de respiração do animal. Por isso são bastantes duros e dotados de fibras grossas e compridas. Seu uso ideal é em ensopados, cozidos e sopas.

4 - Fraldinha - Corte pequeno, próximo do traseiro; por ser menos requisitado em termos de trabalho muscular, sua carne não é tão rija. As fibras são uniformes, o que facilita o corte em preparações como bifes de panela, ensopados e cozidos.

5 - Cupim - Tem sabor característico e paladar agradável. Deve sempre ser cozido lentamente. Muito utilizado em churrascos ou na grelha, pode ser assado enrolada em várias camadas de celofane especial para culinária que distribui o calor uniformemente e promove o cozimento da carne em seu próprio suco. Outra forma de preparo é o cozimento em panela de pressão, bem temperado ou apenas com sal refinado, e posteriormente assado no forno enrolada em papel celofane..

6 - Rabo - Parte adequada para cozimento lento, como ensopados ou carnes de panela. Pode ser preparada em pedaços - separando-se as vértebras individualmente - ou numa só peça. Quando preparada com osso, o molho se torna mais saboroso e encorpado.

7 - Acém - É o maior pedaço dianteiro. A carne é macia, bem marmorizada - o que possibilita cozimento longo sem ressecamento - e presta-se a muitas variações, como ensopados, picadinhos, cozidos, bifes de panela e carnes de panela recheadas e com molho.

8 - Braço - Também chamado de “pá”ou “paleta”. Embora mais musculosa que o acém, tem gordura e nervos suficientes para assegurar-lhe o sabor. Divide-se em três partes: o miolo do braço, a parte central e o peixinho. O braço permite a preparação de grande número de pratos.

9 - Peito - Por sua espessura, largura e formato, é a melhor peça do dianteiro para fazer carne recheada enrolada. Além disso, a gordura superficial evita o seu ressecamento durante o tempo de cozimento. É facilmente identificável pelo seu formato especial.

10 - Pescoço - Continuação do peito, tem duas vantagens: o preço - é um dos cortes mais baratos do dianteiro - e as fibras bem irrigadas de gordura. Presta-se a preparações que exijam bons molhos, e dá ótimos resultados em ensopados, cozidos, picadinhos e carnes de panela.

11 - Músculo - Peça de musculatura desenvolvida, saborosa e ideal no preparo de molhos, ensopados, carnes de panela e sopas. Ossobuco É o músculo com o osso - no interior do qual se encontra o tutano, cortado em fatias de 3 cm.

A - Coxão duro ou Chã de fora - Tem a forma de um trapézio com gordura em sua volta, sendo ideal para cozidos, assados e sopas. É a favorita na preparação de papinhas infantis.

B - Patinho - Tem a forma mais redonda que o coxão mole, ideal para assados, bife à milanesa e carne de panela.

C - Picanha - Considerada no brasil como carne de primeira, é usada em churrascos, grelhados e assados.
Na Europa, a picanha ainda é mais usada como carne de panela, utilizada em cozidos e assados.
Suas principais características são o formato triangular, com uma camada de gordura, que é responsável pelo seu sabor, suculência e maciez.
A gordura da picanha só pode ser retirada após ter sido assada, caso contrário as fibras de sua carne ficarão enrijecidas e sem gosto. Uma peça de picanha deve pesar no máximo 1,5 kg.

D - Alcatra - é macia e tem pouca gordura, ela pode ser utilizada na preparação de bifes, refogados, assados e ensopados. Fica excelente no churrasco, tanto no espeto ou em bifes grossos na grelha. Evite cortes finos, pois a carne poderá ressecar..

E - Maminha - É a parte mais macia da alcatra, é suculenta e tem sabor suave, sendo boa para assados, churrasco ou na grelha, carnes de panela ou bifes servidos bem passados, pois tem maior teor de gordura. Deve ser cortada de forma correta, ou seja, contra as fibras, para acentuar sua maciez e sabor.

F - Coxão mole ou Chã de dentro - Antes era considerada uma carne nobre, muito consumida no formato de bifes. Foram descobertos cortes diferenciados que fizeram do coxão mole uma carne mais apropriada para o churrasco. É arredondado e muito macio
A princípio, perdeu para a picanha e para a alcatra, mas hoje existem cortes que transformaram o coxão mole em bifões suculentíssimos, que lembram muito os desenhos dos Flinstones.
Ótimos quando grelhados. Neste caso, pode ser também bem condimentada antes de ser colocada na grelha.
Usado em refogados, sopas, bifes rolê, bifes à milanesa, bolos de carne, carne moída, etc.

G - Contrafilé - O contra filé é um dos melhores cortes para bifes e grelhados. Sua carne macia rodeada de fissuras e entranhas de gordura deixam-na muito rica em sabor e textura.
Seu grande segredo é não deixar passar do tempo ideal para não endurecer, com exceção à carnes maturadas, que são muito mais macias.
Localizada exatamente do lado contrário do filé mignon, dividido pelas vértebras do animal.
Ótimo para bife. Deve-se procurar, neste caso, uma peça com uma manta de gordura uniforme para mantê-la macia e saborosa.
Faz sem sombra de dúvida um excelente rosbife

I - Filé mignon - É o corte mais macio de carne bovina. Um filet mignon inteiro tem aproximadamente 2 kg. Tem sabor adocicado e menos acentuado que a alcatra e o contrafilé, é suculento e tem pouca gordura. É ideal para bifes, como tournedor, medalhão, escalope, estrogonofe e também para rosbifes, assados, refogados e picadinhos. Fica bem acompanhado de vários tipos de molhos. Para churrasco, pode entrar como um ingrediente do espetinho misto ou xixo, ou preparado em bifes grossos na grelha ou inteiro no espeto.

J - Filé de costela - Corte de segunda. Boa para fazer ensopados e refogados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camarão Internacional (versão Coco Bambu)

Existem muitas variações do Camarão Internacional, e uma muito famosa e apreciada é a servida no Restaurante Coco Bambu - SP. Então porque não prepara-la em casa também?!  Segue a receita passada por eles com passo a passo do preparo, para você também poder deliciar-se. Divirta-se e qualquer duvida, escreva ai embaixo. Dany D. Mor Camarão Internacional Ingredientes: 500g Camarão limpo Limão a gosto para passar no camarão 300g Presunto picado 300g Mussarela picada Mussarela fatiada para cobrir 01 lata Ervilha 03 xic. Arroz cozido 400g Creme de leite 01 copo Requeijão 02 colh sopa Manteiga Batata Palha a gosto Sal e pimenta a gosto   Passo a Passo:

A melhor Broa de Milho - by Chef Bianor Dias

Broa de milho e um cafézinho não tem preço! E essa Broa então... é simplesmente incrível. Então se prepare porque essa receita é daquela que você faz e quando vê já esta sentado na mesa comendo a melhor Broa da sua vida.  Essa tarde foi mais que especial, visita do meu pai e irmão aqui em Campo Grande-MS. Meu irmão Bianor sempre teve um pé na cozinha, mas daquele jeito super divertido, e prático... que eu amo! E ele preparou essa receita, que de tão boa fizemos 2 versões. Fizemos de 02 maneiras - Uma usando milho em lata e a outra usando espigas de milho. (se você tiver facilidade de conseguir as espigas de milho, faça com elas, o sabor é muito superior.)  Ingredientes - Broa de milho - (Espigas de milho) 3 espigas de milho  3 ovos 150ml óleo 300ml de leite 90gr de açúcar 50gr parmesão ralado 300gr de Kimilho flocão 100gr coco ralado em flocos 1 tampinha de pó royal Opcional: Requeijão (coloque colheradas sobre a massa já no tabuleiro antes de assar) Ingredientes com espiga de milho

Sanduiche de Forno - Fácil e Delicioso!

Hoje publico uma receitinha muito fácil de ser elaborada. É deliciosa, e será um sucesso no seu café da manhã de sabado, café da tarde... A qualquer hora... Trata-se de um sanduíche-torta feito a base de pão de forma. Ingredientes: 1 pão de forma sem casca 2 ovos 1 xícara (chá) de leite 2 colheres (sopa) de margarina 50g de queijo parmesão ralado 1 tomate em rodelas bem fina 1 cebola em fatias bem finas 250g de queijo mussarela 250g de presunto ou apresuntado Sal, pimenta, orégano, azeite e vinagre para temperar Modo de Preparo: No liquidificador, bata os ovos, o leite, a margarina e o queijo parmesão ralado. Unte um refratário médio e cubra o fundo com as fatias de pão de forma. Coloque 1/3 da mistura, fatias de presunto e de queijo, fatias de tomate temperado com sal, pimenta, azeite e vinagre e fatias de cebola. Cubra com o restante do pão e por cima de tudo despeje o restante de mistura líquida. Polvilhe com parmesão ralado e oregano e leve ao forno pré-aquecido (