Pular para o conteúdo principal

Tem Focaccia na cozinha...

A focaccia é um típico pão italiano que pode levar uma série de "coberturas" ou simplesmente ervas, azeite e sal grosso. Como a massa apresenta um sabor bem neutro pode-se caprichar nas coberturas, mas nunca esqueça de regar com um bom azeite e sal grosso antes de levar ao forno.



Ingredientes: (Essa é uma adaptação da original Italiana que leva azeite de oliva ao invés de manteiga)
500 g de farinha de trigo
250ml de leite integral, morninho
40g de manteiga sem sal
50 g de açúcar refinado
30 g de fermento biológico fresco
5 g de sal refinado


Ingredientes cobertura:
Tomate seco (quantidade necessaria)
Calabreza (Aqui em Buenos Aires o mais proximo que encontrei é o Chorizo Colorado - sabor parecido)
Sal grosso
Azeite de oliva... muito azeite.

Colocando a mão na massa:
- Dissolver o fermento em um pouco de leite morno (cuidado com a temperatura do leite, se estiver quente demais "mata" o fermento)
- Incorporar os demais ingredientes e trabalhar (sovar) a massa até obter uma mistura bem macia, mas que desgrude dos dedos.
- Deixar a massa descansar em recipiente untado com azeite, coberta com um pano de prato limpo e umido, por 30 minutos, ou até dobrar de volume.
- Após isso, transfira a massa para uma assadeira untada com azeite e com as mãos estique a massa até que cubra toda a assadeira.
- Novamente deixe fermentar por 30 minutos ou até que dobre de volume.
- Faça furos com a ponta dos dedos, coloque a cobertura desejada, regue com azeite, salpique sal grosso e leve ao forno (180º C) até dourar.

Obs.1: não acrescente toda a farinha de uma só vez, coloque 3/4 da quantidade e, se necessário, acrescente o restante. Lembre que a massa deve ficar bem macia....só coloque farinha necessária para não grudar nas mãos. Isso garantirá que, após assada, a focaccia permaneça bem macia.




 














Sugestão de coberturas: tomates frescos ou secos, lascas de parmesão, azeitonas, aliche, coração de alcachofra, cebola fatiada crua, ervas, toucinho frito em cubos, alho poró refogado......etc, etc....azeite e sal grosso.

Bjss e anime-se... é uma delicia.

Comentários

  1. Bom dia Dany,
    Muito apetitosa a foccacia, colorida, linda e deliciosa, boa receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Camarão Internacional (versão Coco Bambu)

Existem muitas variações do Camarão Internacional, e uma muito famosa e apreciada é a servida no Restaurante Coco Bambu - SP. Então porque não prepara-la em casa também?!  Segue a receita passada por eles com passo a passo do preparo, para você também poder deliciar-se. Divirta-se e qualquer duvida, escreva ai embaixo. Dany D. Mor Camarão Internacional Ingredientes: 500g Camarão limpo Limão a gosto para passar no camarão 300g Presunto picado 300g Mussarela picada Mussarela fatiada para cobrir 01 lata Ervilha 03 xic. Arroz cozido 400g Creme de leite 01 copo Requeijão 02 colh sopa Manteiga Batata Palha a gosto Sal e pimenta a gosto   Passo a Passo:

A melhor Broa de Milho - by Chef Bianor Dias

Broa de milho e um cafézinho não tem preço! E essa Broa então... é simplesmente incrível. Então se prepare porque essa receita é daquela que você faz e quando vê já esta sentado na mesa comendo a melhor Broa da sua vida.  Essa tarde foi mais que especial, visita do meu pai e irmão aqui em Campo Grande-MS. Meu irmão Bianor sempre teve um pé na cozinha, mas daquele jeito super divertido, e prático... que eu amo! E ele preparou essa receita, que de tão boa fizemos 2 versões. Fizemos de 02 maneiras - Uma usando milho em lata e a outra usando espigas de milho. (se você tiver facilidade de conseguir as espigas de milho, faça com elas, o sabor é muito superior.)  Ingredientes - Broa de milho - (Espigas de milho) 3 espigas de milho  3 ovos 150ml óleo 300ml de leite 90gr de açúcar 50gr parmesão ralado 300gr de Kimilho flocão 100gr coco ralado em flocos 1 tampinha de pó royal Opcional: Requeijão (coloque colheradas sobre a massa já no tabuleiro antes de assar) Ingredientes com espiga de milho

Sanduiche de Forno - Fácil e Delicioso!

Hoje publico uma receitinha muito fácil de ser elaborada. É deliciosa, e será um sucesso no seu café da manhã de sabado, café da tarde... A qualquer hora... Trata-se de um sanduíche-torta feito a base de pão de forma. Ingredientes: 1 pão de forma sem casca 2 ovos 1 xícara (chá) de leite 2 colheres (sopa) de margarina 50g de queijo parmesão ralado 1 tomate em rodelas bem fina 1 cebola em fatias bem finas 250g de queijo mussarela 250g de presunto ou apresuntado Sal, pimenta, orégano, azeite e vinagre para temperar Modo de Preparo: No liquidificador, bata os ovos, o leite, a margarina e o queijo parmesão ralado. Unte um refratário médio e cubra o fundo com as fatias de pão de forma. Coloque 1/3 da mistura, fatias de presunto e de queijo, fatias de tomate temperado com sal, pimenta, azeite e vinagre e fatias de cebola. Cubra com o restante do pão e por cima de tudo despeje o restante de mistura líquida. Polvilhe com parmesão ralado e oregano e leve ao forno pré-aquecido (